funo-00002.jpg

Terapia Online

A terapia online funciona?
 

Sim, a terapia online funciona e muito bem. Com a pandemia de 2020/2021, tivemos que adentrar o mundo da conexão virtual de maneira intensa. E a grande maioria dos atendimentos psicológicos aconteceram via vídeo nesse período.

 

Essa modalidade de atendimento já foi reconhecida e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2012. Segundo pesquisas, a terapia online é a modalidade que mais cresce no Brasil e já é comum em vários outros países.

81885558_1319221848274716_58032949048094

Após 1 ano e meio atendendo intensa e exclusivamente online, minha segurança com relação a esse formato cresceu, assim como minha experiência em como tornar o encontro com cada cliente um encontro íntimo, profundo e transformador, mesmo morando em cidades ou até países diferentes. Gostei tanto dessa possibilidade de trabalho, que decidi seguir atendendo prioritariamente online mesmo pós pandemia.

Descrevo aqui algumas das vantagens desse modelo de atendimento em relação ao formato presencial. Uma delas é a possibilidade de ter continuidade do processo mesmo que haja mudanças de cidade, por parte do cliente ou do terapeuta. Em especial para pessoas que viajam muito a trabalho, precisam ou gostam de mudar e viajar com frequência. Há também maior facilidade para encaixar o atendimento nas agendas, uma vez que não precisa incluir o tempo de deslocamento e possíveis contratempos envolvendo o transporte, como achar vaga de estacionamento ou algum engarrafamento não previsto no caminho, por exemplo.

 

Outra vantagem é a possibilidade de já estar em casa após uma sessão que mobiliza mais emocionalmente o cliente, sem que ele precise sair do atendimento e logo na sequência cruzar com pessoas no elevador ou enfrentar o transito para chegar em casa. Para algumas pessoas, não estar fisicamente presente no mesmo ambiente que o terapeuta age de maneira a reduzir as resistências a revelação, facilitando com que se vulnerabilizem e avancem mais rápido no processo terapêutico inclusive.

 

A TERAPIA ONLINE PODE SER FEITA DA SUA PRÓPRIA CASA, se você tiver pelo menos um cômodo com total privacidade. Para algumas pessoas, o tempo e a logística de deslocamento até um consultório trazem uma dificuldade ou até impedimento para que a pessoa faça o acompanhamento. Brasileiros residentes em outros países ou locais distantes, pessoas com dificuldades de locomoção, indivíduos que se mudam ou viajam com frequência, ou mesmo quem tem uma rotina mais corrida e por isso o tempo de deslocamento é um fator significativo.

A terapia online não é a mais indicada para situações graves, mas pode ser muito bem encaixada para a grande maioria das pessoas que buscam acompanhamento terapêutico.  Outro cuidado necessário para que essa modalidade funcione bem, é a existência de um local com privacidade e sigilo para realização das sessões. Além de equipamentos para conexão como celular, tablet ou computador, associados a um bom sinal de internet.

 

O trabalho terapêutico online que eu desenvolvo, também envolve trabalho com o corpo. Ele facilita inclusive que mais autonomia seja desenvolvida pelo cliente para com seu auto-cuidado. O terapeuta mostra, auxilia e orienta. Enquanto o cliente vai descobrindo e implementando recursos que podem ser utilizados em seu dia a dia, fora das sessões, sem a dependência da presença física do terapeuta para praticar o que descobriu e aprendeu no acompanhamento.